A sobremesa perfeita: Figos assados com ricota, mel e laranja

A sobremesa perfeita: Figos assados com ricota, mel e laranja

Apesar de pouco consumido e não estar totalmente incluído na rotina das famílias brasileiras, o figo é uma excelente escolha em termos nutricionais, pois possui vitaminas e minerais essenciais que contribuem muito para sua dieta.

Figos assados ficam uma delicia! Combiná-los com sabores como o mel e a laranja o deixam ainda mais fabuloso. Não, este não é o prato mais bonito que você já viu, mas garantimos que vai ser uma das mais saborosas que você já comeu!

Ingredientes

  • 1 quilo de figos frescos
  • 1 copo de suco de laranja
  • 3 colheres de sopa de mel
  • Canela em pau a gosto
  • Pimenta do reino (uma pitada)
  • Um punhado de avelãs (picados)
  • Ricota a gosto

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180ºC. Adicione o suco de laranja, o mel, a canela e a pimenta em uma panela pequena. Em fogo médio, reduza a mistura a 1/3 de uma xícara de chá. Mexa misturando ocasionalmente enquanto ferve.

Uma vez que a mistura foi reduzida, misture as avelãs picadas. Retire do fogo. Delicadamente, lave os figos e retire os talos. Corte um X através da parte superior, de modo que os figos não sejam totalmente cortados.

A sobremesa perfeita: Figos assados com ricota, mel e laranja

Pressione suavemente a base do figo, para abri-lo e coloque em uma forma. Coloque todos os figos na assadeira de modo que cada figo seja colocado no fundo da panela. Retire a canela da calda de laranja e mel e com uma colher despeje suavemente em cima de todos os figos.

Asse-os no forno por 20-30 minutos. (até que os figos assados fiquem suaves). Coloque uma colher de ricota numa taça e sobre ela um figo. Coloque a calda e avelãs por cima dos figos assados. Sirva morno.

Informações adicionais

Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos