Batata doce: 9 razões para você abusar delas

Batata doce: 9 razões para você abusar delas

Possuindo inúmeros benefícios nutricionais, a batata doce é rica em vitaminas e minerais essenciais, que tratam tanto seu corpo quanto sua pele e cabelos, além de contribuir para uma alimentação mais gostosa e principalmente mais saudável.

Além de ser barata, a batata doce está facilmente disponível. Conheça muitas outras razões para amar este delicioso legume, que proporciona inúmeros benefícios à saúde.

1. A batata doce é rica em vitamina B6

A vitamina B6, presente em abundância na batata doce, ajuda a reduzir a homocisteína em nossos corpos. A homocisteína tem sido associada a diversas doenças degenerativas, além da prevenção à ataques cardíacos.

2. A batata doce contém vitamina C

A maioria das pessoas sabe que a vitamina C é importante para ajudar a afastar os vírus das gripes e resfriados, porém poucas pessoas estão conscientes de que esta vitamina fundamental desempenha também um papel importante na formação óssea e dentária, na digestão e na formação de células do sangue.

Ela ajuda a acelerar a cicatrização de feridas, produz colágeno, que ajuda a manter a elasticidade da pele, e é essencial para nos ajudar a lidar com o estresse. Ela ainda protege nosso organismo contra toxinas que podem estar ligadas ao câncer. A batata doce contém vitamina C.

A batata doce é rica em vitaminas e minerais essenciais, que tratam tanto seu corpo quanto sua pele e cabelos

3. A batata doce contém vitamina D

A vitamina D é fundamental para o sistema imunológico e saúde em geral. É tanto uma vitamina quanto um hormônio, sendo produzida no nosso corpo como resultado da exposição adequada à luz do sol.

Você pode ter ouvido falar sobre o transtorno afetivo sazonal (ou SAD, como também é conhecido), que está ligada à luz solar inadequada e, portanto, uma deficiência de vitamina D.

A vitamina D desempenha um papel importante em nossos níveis de energia, humor e ajuda na saúde dos ossos, coração, nervos, pele e dentes, e ainda regula a glândula tireoide. A batata doce contém vitamina D.

4. A batata doce contém ferro

A maioria das pessoas estão cientes de que precisamos do ferro para ter energia suficiente, mas além disso, ele desempenha outras funções importantes no nosso organismo, incluindo a produção de células brancas do sangue, a resistência ao stress, funcionamento do sistema imunológico adequado e o metabolismo das proteínas, entre outras coisas. A batata doce é uma fonte de ferro.

5. A batata doce é fonte de magnésio

A batata doce contém uma dose de magnésio. O magnésio é um relaxante e anti-stress mineral. Esse mineral é essencial para manter as artérias saudáveis, o sangue, ossos, coração, músculo e a função dos nervos. Especialistas estimam que cerca de 80% da população da América do Norte, possuam uma deficiência de magnésio.

6. A batata doce é fonte de potássio

A batata doce é uma excelente fonte de potássio, um dos eletrólitos importantes que ajudam a regular sinais da pulsação e das células nervosas no corpo. Tal como os outros eletrólitos, o potássio desempenha muitas funções essenciais no corpo, algumas das quais incluem as contrações musculares, redução dos inchaços, além de proteger e controlar a atividade dos rins.

7. Boa fonte de açúcar

As batatas doces são naturalmente doces, mas os seus açúcares naturais são lentamente liberados na corrente sanguínea, ajudando a garantir uma fonte equilibrada e regular de energia, evitando os picos de açúcar no sangue, o que pode ser associado à fadiga e ao ganho de peso.

8. Ricas em carotenoides

A cor laranja da batata doce indica que ela é rica em carotenoides, como betacaroteno e outros, que são os precursores da vitamina A no organismo. Os carotenoides ajudam a fortalecer a nossa visão e aumentar a nossa imunidade à doenças.

Eles são poderosos antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer e a proteger contra os efeitos do envelhecimento. Estudos da Universidade de Harvard, com mais de 124 mil pessoas, apresentaram uma redução de 32% no risco de câncer de pulmão em pessoas que consumiram uma variedade de alimentos ricos em carotenoides.

A batata doce é rica em vitaminas e minerais essenciais, que tratam tanto seu corpo quanto sua pele e cabelos

9. É um alimento versátil

As batatas doce podem ser assadas, preparadas como purê, cozidas no vapor ou grelhadas. Você pode adicioná-las a sopas e ensopados ou usá-las numa deliciosa salada. Você também pode grelhar a batata doce com cebola e pimentas vermelhas para fazer um sanduíche ou fazer um delicioso bolo de batata doce.