Coco: Beleza e nutrição aliados numa única fruta!

Coco: Beleza e nutrição aliados numa única fruta!

Fruto do coqueiro, o coco tem uma grande casca dura, a qual é removida e pode ser usada para fazer as cordas de fibra de coco. Muito exportado para países de clima temperado, o interior da casca dura do coco contém uma carne branca e um leite, ambos são saborosos e muito nutritivos.

A polpa branca do coco pode ser consumida fresca ou seca, antes de extrair o seu óleo. Sabe-se que tanto a água de coco, como o óleo e a própria polpa, possuem inúmeros benefícios à saúde. Então, que tal conhecermos tudo sobre esse fantástico alimento?!

O coco cuida dos cabelos

O óleo de coco é um dos melhores e mais saudáveis produtos para nutrição natural dos cabelos. Ele ajuda no crescimento saudável do cabelo, proporcionando a eles uma aparência brilhante. Massagens regulares com óleo de coco garante que o seu couro cabeludo esteja livre da caspa e dos piolhos, mesmo que o seu couro cabeludo seja seco. O óleo de coco é usado extensivamente na Índia para o cuidado do cabelo.

Ele é um excelente condicionador e ajuda no crescimento de cabelos danificados. Fornece as proteínas essenciais necessárias para nutrir os cabelos danificados. Por isso, é usado em forma de óleo para cuidado do cabelo e também é usado na fabricação de vários condicionadores e cremes para alívio da caspa.

O interior da casca dura do coco contém uma carne branca e um leite, ambos são saborosos e nutritivos

O óleo de coco diminui o stress

O óleo de coco é muito reconfortante e, portanto, ajuda na diminuição do stress. Aplicar óleo de coco na cabeça seguido de uma massagem suave ajuda a remover a fadiga mental.

Cuidados com a pele

O óleo de coco é excelente óleo de massagem para a pele. Ele age como um hidratante eficaz em todos os tipos de peles, incluindo a pele seca. O benefício do óleo de coco na pele é comparável ao de um óleo mineral. Portanto, ele é uma solução segura para prevenir o ressecamento e descamação da pele.

Ele também retarda rugas e flacidez da pele, que normalmente tornam-se proeminentes da idade. O óleo de coco também ajuda no tratamento de outros problemas de pele, incluindo psoríase, dermatite, eczema e outras infecções. Esse é o motivo pelo qual o óleo de coco constitui o ingrediente básico de vários produtos de cuidados com o corpo, como sabonetes, loções, cremes, etc.

Envelhecimento prematuro

Consumir o coco fresco ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e doenças degenerativas, devido as suas propriedades antioxidantes.

O coco previne doenças no coração

O óleo de coco, a polpa e a água são benéficos para o coração. Eles contém ácido láurico em cerca de 50%, o que ajuda na prevenção de vários problemas cardíacos, incluindo níveis elevados de colesterol e pressão arterial elevada.

As gorduras saturadas presentes no coco não são prejudiciais, como acontece no caso de outros óleos vegetais. Ela reduz a incidência de lesões nas artérias e, portanto, ajuda na prevenção da aterosclerose.

Perda de peso

O coco é muito útil na redução de peso. Ele contém ácidos graxos que ajudam a reduzir o excesso de peso. Também é fácil de digerir e ajuda no funcionamento saudável dos sistemas da tireoide e enzimas.

Além disso, aumenta o metabolismo do corpo, removendo o estresse no pâncreas, queimando mais energia e ajudando as pessoas obesas a reduzir o seu peso. Assim, as pessoas que vivem em áreas costeiras tropicais, que comem o coco diariamente, normalmente não estão acima do peso.

O coco ajuda na digestão

O óleo de coco ajuda a melhorar o sistema digestivo e, assim, evita diversos problemas de digestão no estômago e outras doenças relacionadas, incluindo a síndrome do intestino irritável.

As gorduras saturadas presentes no óleo de coco têm propriedades antimicrobianas que ajudam a lutar contra vários tipos de bactérias, fungos, parasitas, que causam indigestão. O óleo de coco também ajuda na absorção de outros nutrientes, tais como vitaminas, minerais e aminoácidos.

O coco fortalece a imunidade

O coco também é bom para o sistema imunológico. Ele reforça o sistema imunitário, uma vez que contém lípidos antimicrobianos, ácido láurico, ácido cáprico e ácido caprílico, que têm propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais.

O corpo humano o converte em ácido láurico, que é usado para ajudar a combater os vírus e bactérias causadoras de doenças como herpes, gripe, citomegalovírus, e até mesmo o HIV. Ele ajuda na luta contra bactérias nocivas como a Listeria e a bactéria h. pylori, e protozoários nocivos, tais como a giárdia.

O coco ajuda na cicatrização

Quando usado como emplasto, em infecções, ele protege a parte do corpo infectada do pó, do ar, dos fungos, bactérias e vírus externos. O coco é mais eficaz em contusões, pois acelera o processo de cicatrização, reparação de tecidos danificados.

O interior da casca dura do coco contém uma carne branca e um leite, ambos são saborosos e nutritivos

É eficaz nas infecções

O coco é muito eficaz contra uma variedade de infecções, devido as suas propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas. Ele também mata as bactérias que causam úlceras, infecções de garganta, infecções do trato urinário, pneumonia e gonorreia. Também é eficaz em fungos e leveduras que causam a candidíase, micose, pé de atleta, candidíase, assaduras, etc.

Fígado

A presença de triglicérides de cadeia média e ácidos graxos ajudam na prevenção de doenças hepáticas. Essas substâncias são facilmente convertidas em energia. Quando elas atingem o fígado, reduzem assim a carga de trabalho sobre ele e também previnem a acumulação de gordura.

informações adicionais

O coco contém grandes quantidades de cálcio, que é um elemento importante presente nos dentes.

HIV e Câncer: Acredita-se o coco tem um papel fundamental na redução da susceptibilidade viral de HIV e pacientes com câncer.