11 alimentos que irão estimular o seu sistema imunológico

11 alimentos que irão estimular o seu sistema imunológico

Sabemos que o que você come determina como você se sente. Nosso corpo precisa de vitaminas, proteínas, carboidratos e outros nutrientes essenciais para funcionar corretamente.

No entanto, as bactérias e vírus que atacam as pessoas, não as deixam doentes, mas sim o seu sistema imunológico enfraquecido, que permite sua manifestação.

Se o seu sistema imunológico está fraco por causa do stress, desnutrição ou de uma doença crônica, conheça os alimentos que irão turbiná-lo e torná-lo muito mais saudável!

Alimentos que irão turbinar seu sistema imunológico

1. Alho

O alho é um dos alimentos mais indicados para se lutar contra as bactérias e vírus, ajudando você a se manter mais saudável. O que separa o alho de outros alimentos é a alicina, que não pode ser encontrada em quantidades suficientes em outros membros de sua família, como a cebola. Talvez o cheiro atrapalhe seu consumo, porém seus outros benefícios suplantam essa característica desagradável.

2. Sopa de galinha

Este é um fato bem conhecido, e se você já se perguntou o por que, aqui está a resposta: A cisteína, um aminoácido liberado no frango durante o cozimento, tem certa semelhança química com a acetilcisteína – um remédio contra a bronquite.

Funciona da seguinte forma: A cisteína para o acúmulo de células brancas inflamatórias nos brônquios e o caldo mantém o muco fino, facilitando sua expectoração. Para aumentar ainda mais o seu poder imunológico, adicione o alho e alguns cogumelos.

Shiitake, maitake e reishi. Esses são os tipos de cogumelos que contêm a maior quantidade de impulsionadores para o sistema imunológico

3. Cogumelos

Shiitake, maitake e reishi. Esses são os tipos de cogumelos que contêm a maior quantidade de impulsionadores para sua imunidade. Eles são eficientes porque ajudam seu corpo a produzir mais glóbulos brancos, o tornando ativo e agressivo (no bom sentido).

4. Carnes

Estamos citando a carne por causa do zinco. A deficiência de zinco é um dos maiores déficits nutricionais. Com tantos vegetarianos e pessoas evitando o consumo de carne (ou qualquer carne vermelha) não é de admirar que esta é a principal razão pela qual algumas pessoas ficam doentes. A imunidade impulsionada por este mineral também pode ser encontrada (em poucas quantidades) nas ostras, leite, iogurte, aves e carne de porco.

5. Batata doce

Ao falar sobre o sistema imunológico, não estamos falando apenas de sangue; estamos falando sobre os outros órgãos, especialmente da pele. Como o maior órgão humano, a pele, é também a maior barreira entre você e as bactérias/vírus.

Para mantê-la saudável, você precisa de vitamina A, e nossa fonte recomendada, é a batata doce. Ela carrega a quantidade certa de betacaroteno, que será então transformado em vitamina A e usado para produzir o tecido conjuntivo. Você também pode fazer variações comendo melão, cenouras e abóboras.

6. Peixes

Os peixes, assim como ostras, lagostas, caranguejos e moluscos, são eficazes e podem ajudar as células brancas do sangue a produzir citocinas (proteínas) que ajudam a erradicar o vírus da gripe do corpo. Além disso, não se esqueça que eles são uma fantástica fonte de ômega 3.

7. Frutas cítricas

Os benefícios das frutas cítricas são conhecidos há algum tempo, e nós não precisamos listar em detalhes o porquê da vitamina C, presente na uva, limão, acerola e laranjas, ser tão boa para a saúde. Vamos, no entanto, dizer que as frutas cítricas são ricas em bioflavonóides, que produzem reações positivas em seu sistema e aumentam a sua imunidade.

8. Couve

Brócolis, couve e couve-flor são ricos em antioxidantes, especialmente em glutationa, que nos defende de vários vírus. Não só eles melhoram nossa saúde geral, como também são uma grande fonte de colina. Este nutriente mantém as bactérias longe do seu corpo, mantendo suas células funcionando corretamente e ajudam na área gastrointestinal.

O mel fortalece seu sistema imunológico, além de ser rico em antioxidantes e outras propriedades antimicrobianas

9. Mel

O mel serve não apenas para curar sua dor de garganta. Ele é uma fonte de antioxidantes e tem propriedades antimicrobianas.

10. Chás

Quando se trata de imunidade, as palavras-chave são os “aminoácidos”. O chá verde e o preto têm uma abundância de L-teanina, uma substância que combate os vírus no sangue.

11. Iogurtes

A diferença entre um iogurte que ajuda sua digestão e um iogurte que melhore o seu sistema imunológico é a bactéria envolvida. Para fortalecer o sistema imunológico você precisará de Lactobacillus reuteri, um probiótico que estimula as células brancas do sangue.