Beterraba: O alimento que protege do câncer e te dá energia
As beterrabas e as acelgas são diferentes variedades dentro de uma mesma família de plantas, sendo que, suas folhas comestíveis compartilham uma semelhança em gosto e textura. Anexado às folhas verdes da beterraba, sua raiz pode ser redonda ou tem forma retangular. Geralmente, só apreciamos a raiz deste legume, que contém altas quantidades de vitaminas, aminoácidos e ferro.
Embora tipicamente apresente uma bela cor vermelho-púrpura, as beterrabas também tem variedades que podem apresentar raízes brancas ou douradas. Indiferente de sua cor, elas não são tão resistentes quanto parecem; a menor batida fará com que os pigmentos vermelho-púrpura das beterrabas vermelhas, que contêm flavonoides benéficos chamados anthycyanins, se percam, especialmente durante seu cozimento. A seguir você irá conhecer os principais benefícios das beterrabas à saúde.
A beterraba tem zero gordura trans
A beterraba tem ZERO gordura trans e gordura saturada. Elas também são um alimento de baixa caloria. Como é que um alimento sacia sua fome e tem a capacidade de satisfazer o desejo de doce ao mesmo tempo? Sim, essa é a beterraba. Em conserva elas são muito baratas. Compre-as em fatias ou inteiras. Basta colocar algumas latas na geladeira e na próxima vez que você estiver procurando um lanche, ela estará geladinha e pronta para comer!
A beterraba é rica em hidratos de carbono
As beterrabas são ricas em hidratos de carbono, o que significa que elas são uma grande fonte de energia imediata, porém, ao contrário de alimentos processados, que são ricos em carboidratos, a beterraba vai energizar seu corpo, sem calorias. Elas podem ser consideradas como um excelente combustível para seu corpo, contendo sódio, magnésio, cálcio, ferro e fósforo.
As beterrabas também são consideradas um alimento com alto teor de fibras e contêm as vitaminas A e C, bem como a niacina. Praticamente nenhum alimento do mundo consegue bater os benefícios nutricionais da beterraba!
Fonte de ácido fólico
As beterrabas também contêm ácido fólico, que é necessário para a produção e manutenção de novas células. Isto é especialmente importante para as mulheres grávidas. Muitas pessoas tomam ácido fólico na forma de suplementos de ervas, porém se você comer beterraba, você não precisará se preocupar com isso.
É sempre melhor para o corpo receber nutrientes e vitaminas através dos alimentos ao invés de suplementos, porque funciona como uma fonte natural em sua corrente sanguínea. Os benefícios são muito superiores e mais rápidos com a comida de verdade, em comparação as misturas em pó ou pílulas.
A beterraba protege contra o câncer
Estudos têm demonstrado que a beterraba protege contra câncer, especialmente o câncer de cólon. A inclusão de beterraba em sua dieta também ajuda a proteger o corpo contra as doenças cardíacas.
A beterraba sempre está disponível
As beterrabas estão disponíveis durante todo o ano. Sendo assim, elas nunca são difíceis de encontrar em qualquer seção de quitanda ou supermercado. Lembre-se que você pode consumir as beterrabas crus, cozidas ou até mesmo assadas. Além disso, a beterraba crua pode ser espremida e você terá um suco de beterraba delicioso e doce.
Mas esteja ciente de que o suco de beterraba é extremamente forte e poderoso. Se você quer os benefícios do suco de beterraba, mas acha enjoativo o seu gosto, misture com um pouco de cenoura ou suco de maçã para fazer um suco mais suave, porém ainda benéfico.
Informações adicionais
• As folhas de beterraba cruas podem ser comidas e são úteis e benéficas para a saúde.
• Por serem naturalmente coloridas e brilhantes, as beterrabas fazem um excelente e saudável enfeite para apresentação artística de uma refeição.
• A betacianina é o pigmento que dá a beterraba sua cor vermelha, este pigmento é o que é responsável por ajudar a combater o câncer.
• As beterrabas ajudam a limpar o sangue, limpar o cólon e fortalecer a vesícula biliar e o fígado.
• Algumas pessoas usam batidas de beterraba para tratar e curar furúnculos, abscessos e até acne.