Cereais matinais são saudáveis? Provaremos que não!

Cereais matinais são saudáveis? Provaremos que não!

Eles parecem inofensivos, porém podem ser considerados uma grande ameaça à nossa saúde, sendo reconhecidos como verdadeiras “bombas de açúcar”. Atualmente, os cereais matinais são, infelizmente, muito consumidos.

O que muitos não sabem é que, os grãos são vazios de nutrientes e recheados de açúcares, corantes, aromatizantes e conservantes. Entenda os malefícios que o consumo frequente de cereais matinais podem causar à sua saúde.

Quanto açúcar se esconde na tigela de cereais matinais do seu filho?

Geralmente as crianças adoram cereais, afinal eles são gostosos, bonitos e parecem ser nutritivos. Porém, o que nunca ninguém nos contou, é que essas “delícias” são verdadeiras bombas de açúcar, o que explica o fato de terem um gosto tão bom.

Além da alta quantidade de açúcar, eles possuem grande porcentagem de carboidratos, que são chamados de “carboidratos vazios”, ou seja, não acrescentam em nada na nossa saúde.

Os carboidratos encontrados em cereais matinais são os grãos refinados e super processados, com altas taxas de açúcar

Os carboidratos encontrados em cereais matinais são grãos refinados e super processados, com altas taxas de açúcar. Este problema é apenas a ponta de um iceberg.

“É importante lembrar que o cereal contribui com menos de 4% do açúcar acrescentado em nossa dieta e as crianças que comem cereais matinais – independentemente do nível de açúcar – têm pesos considerados mais saudáveis do que aqueles que pulam o almoço ou comem outros alimentos”, informa a Kellogg’s à CBS.

Isso é um dado verdadeiro, porém o problema em comer cereal com açúcar, é que a criança continua a evoluir para um quadro maior de hábitos pouco saudáveis.

Quando você acorda no café da manhã, seu corpo precisa de combustível, mas se esse combustível vem de cereais açucarados, os seus níveis de açúcar no sangue sobem absurdamente. Depois de digerir os cereais, os níveis de açúcar no sangue voltam a cair, o que sinaliza ao cérebro que ele precisa de mais açúcar.

Por isso, durante todo o dia, as crianças ficam mais propensas a comer mais doces, sucos e outras guloseimas. Quando o açúcar no sangue continua subindo e descendo, ele faz com que o corpo sinta ainda mais fome e também que a concentração fique mais difícil.

Assim, as pessoas se voltam para mais alimentos açucarados durante todo o dia e o ciclo se repete. Outro detalhe importante a ser citado é que o açúcar que não se quebra é sempre convertido em gordura.

A moderação é a chave! Sugere-se que se corte metade da quantidade de cereal que normalmente se consome, ou acrescentar cereais com alta quantidade de fibras como uma alternativa. Isso vai ajudar as crianças a se sentirem mais saciadas, e dar-lhes os nutrientes necessários, equilibrando o teor de açúcar no sangue e evitando o efeito gangorra.

Os carboidratos encontrados em cereais matinais são os grãos refinados e super processados, com altas taxas de açúcar

Aditivos químicos nos cereais

Para simular todos os “sabores de frutas” e cores bonitas, que são atrativos aos nossos olhos, já dá para imaginar a quantidade de produtos químicos que são utilizados na fabricação dos cereais, não é?

Estas substâncias estão ligadas a problemas de atenção, diabetes, obesidade, câncer e provavelmente toneladas de outras coisas que nós nem sequer sabemos ainda. Para manter um mínimo de vida saudável, sabemos que devemos manter distância dos alimentos processados.

Por último, quando damos cereais matinais aos nossos filhos, estamos oferecendo um alimento com taxa nula de nutrientes, carregados de aromatizantes e conservantes que roubam os nutrientes do seu corpo.

Além disso, estamos pecando ao viciar seu paladar em ter o doce como alimento principal. Se você tem filhos, é bom refletir um pouco mais a respeito.

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!