Tamarindo: Cuida do intestino e mais 5 benefícios

Tamarindo: Cuida do intestino e mais 5 benefícios

O tamarindo, de nome científico “Tamarindus indica”, é uma fruta originária do continente africano e de clima tropical, bastante cultivada no nordeste do Brasil. De sabor ácido-doce marcante, essa fruta oferece inúmeros benefícios à saúde. Por isso, acompanhe este artigo, que iremos apresentar 6 motivos para você incluir hoje mesmo o tamarindo em sua rotina alimentar.

Composição nutricional do tamarindo

A composição nutricional do tamarindo é muito rica, sendo que os nutrientes que se destacam nessa fruta são os seguintes:

  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Gorduras;
  • Fibras: pectina;
  • Ácidos: lático, málico, fosfórico, tartárico e acético;
  • Vitaminas: A, C, K e do complexo B;
  • Minerais: ferro, fósforo, cálcio, sódio, potássio e selênio.

Benefícios do tamarindo

O tamarindo pode oferecer diversos benefícios à saúde. Abaixo, listaremos seus 6 maiores:

1. Melhora o funcionamento do intestino

O melhor funcionamento do intestino ocorre por causa da presença das fibras no tamarindo. Isso faz com que pessoas que sofrem com o intestino preso (constipação) tenham um melhor funcionamento desse órgão pela ação dessas fibras, que estimulam os movimentos intestinais e ajudam na formação do bolo fecal, facilitando assim a evacuação.

Atenção: À medida que se aumenta o consumo de alimentos ricos em fibras, a ingestão de água também deve ser maior, para que as fibras possam exercer seus efeitos benéficos no intestino, caso contrário, elas poderão exercer o efeito contrário, ou seja, prenderão ainda mais o intestino.

2. Combate as inflamações

O tamarindo combate diversos tipos de inflamações, principalmente nas articulações, que causam doenças como reumatismo, artrite, artrose e gota.

3. Ajuda a controlar a glicemia e o colesterol

Outro benefício do tamarindo fruta é atuar no controle da glicemia e do colesterol. Isso ocorre por causa da presença da pectina, uma fibra que, juntamente com a água, forma uma espécie de gel e cria uma barreira intestinal que controla a absorção dos açúcares e gorduras.

Com isso, esses açúcares e gorduras passam mais lentamente pela corrente sanguínea, não exercendo efeito significativo sobre as taxas de glicose sanguínea e o colesterol. Assim, as doenças cardiovasculares e a diabetes consequentemente são prevenidas.

4. Possui ação antioxidante

O tamarindo também exerce ação antioxidante no organismo. Isso quer dizer que essa fruta atua combatendo os radicais livres presentes no nosso corpo, que causam processos oxidativos que podem originar diversos danos, principalmente doenças, como o câncer, doenças neurodegenerativas e cardiovasculares, além do envelhecimento precoce.

Uma substância antioxidante também presente nessa fruta é o selênio, além das vitaminas A e C. Portanto, essa fruta é um poderoso antioxidante que reduz ou anula a ação desses radicais livres, protegendo assim todo o organismo contra os danos citados.

5. Fortalece o sistema imunológico

Por causa da grande quantidade de vitamina C que possui, o tamarindo também fortalece o sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo contra o ataque dos micro-organismos patogênicos que podem gerar uma série de doenças.

6. Combate a anemia

Mais um benefício dessa fruta é na prevenção e combate à anemia ferropriva, por sua alta quantidade de ferro.

Como consumir o tamarindo

O tamarindo pode ser consumido por completo, ou seja, podem ser aproveitados sua casca, sua polpa e suas sementes. A casca pode ser usada para a fabricação de farinhas e também tamarindo remédio, como os chás, que pode ser consumido todos os dias.

Já a polpa é bastante utilizada na culinária para a preparação do suco de tamarindo, além de doces, geleias, entre outras receitas. Já as sementes podem ser cozidas e consumidas como aperitivos.

Como fazer suco de tamarindo

Para fazer o suco de tamarindo, confira abaixo uma sugestão de receita prática.

Ingredientes

  • 60g de polpa de tamarindo;
  • 1 copo de água filtrada.

Modo de preparo

O passo inicial é colocar a polpa em um liquidificador juntamente com a água. Depois, bata bem e transfira o suco para um copo. Você pode adoçar com mel ou outro adoçante natural, como estévia ou xilitol. Tome logo em seguida.

Dica: Evite usar açúcar para adoçar o suco, assim como evite coá-lo para não perder o teor das fibras. Sugerimos que consuma o suco logo após o preparo, pois dessa forma, evita-se a perda da vitamina C, que se oxida ao entrar em contato com o oxigênio.

Opinião de Nutricionista

Como vimos, o tamarindo é uma fruta riquíssima em nutrientes e, por isso, oferece poderosos benefícios à saúde. Ele pode ser consumido todos os dias, porém, pessoas que desejam ou já estão em um processo de emagrecimento devem ter cautela ao consumir essa fruta, pois, apesar de ser rica em fibras, ela contém uma quantidade significativa de calorias. Cerca de 100 gramas de tamarindo contém uma média de 240 calorias.

Compartilhe conhecimento!

O que achou deste artigo? Esperamos que você aproveite todas essa informações e introduza o tamarindo em sua alimentação diária para obter todos os seus benefícios. Compartilhe e deixe seu comentário, assim, poderemos saber mais sobre sua opinião. Não deixe de acompanhar mais sobre outras frutas e seus benefícios em nossa sessão sobre Alimentos Saudáveis.

Até a próxima!

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!